
Vela ou iatismo é o nome dado a desporto de competição envolvendo barcos movidos unicamente às custas do vento. As competições da vela envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias apropriadas, conhecidas como classes.
As competições da vela são formadas por uma série de regatas, que são as corridas do iatismo. Em cada regata o barco soma determinado números de pontos de acordo com sua posição de chegada. Vence a competição aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas. A vela é um desporto olímpico desde 1900.
A vela também é um modo de vida, um lazer, um hobbie. Um exemplo disso é a vela de cruzeiro, podendo o velejador morar ou não a bordo.
Na vela existe três tipos de mareacões:
á bolina
á popa
ao largo
A bolina é um plano vertical submerso na água no sentido longitudinal, que impede o barco de derivar lateralmente. Em pequenos veleiros de fundo quase plano usa-se uma prancha de madeira ou fibra de vidro removível ou dobravel, quando não necessária (no vento de popa ou para transporte), em embarcações maiores o próprio formato do casco e a quilha podem exercer a função da bolina.
Em termos náuticos, navegar à bolina ou bolinar é marear (ou seja, navegar) com vento afastado o máximo 6 quartas da proa. É uma técnica empregada por embarcações que consite em ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável.
Navegar contra o vento ou «à bolina»
Para se navegar contra o vento, a vela é colocada de modo a que o seu plano divida aproximadamente em partes iguais o ângulo formado pela direcção do barco e a direcção do vento. O vento empurra a vela sempre segundo um ângulo perpendicular ao plano que ela define. A força do vento pode ser decomposta em duas componentes: uma força que obriga o ar a deslocar-se ao longo da vela (a verde) e outra que é a que exerce pressão sobre a vela (a azul claro). A resistência da água impede que um barco se mova lateralmente. Um barco tem de avançar na direcção da sua proa. A força que exerce pressão sobre a vela (a azul claro) pode ser decomposta em duas componentes: uma força que tenta deslocar o barco lateralmente mas apenas o consegue inclinar (a preto) e outra que é a que efectivamente faz o barco avançar (a azul escuro).
Por isso, a maior parte da força do vento (a verde) faz simplesmente com que o ar corra pela vela saindo pela rectaguarda (valuma), uma outra parte (a preto) inclina o barco e, finalmente uma pequena parte (a azul escuro) faz com que o barco navegue à bolina.
LARGO - Se a prancha receber o vento do sector compreendido entre as direcções do través e da alheta, portanto sem intenção de caminhar para barlavento, mas sem ser "empurrada" pelo vento, diz-se que navega a um largo.
POPA - A navegação à popa, é aquela em que a prancha recebe o vento de entre a direcção de uma das alhetas e a direcção da popa. Se adirecção do vento coincidir com a linha mediana da prancha, diz-se que navega à popa arrasada.
AMURAS
Independentemente da mareação (à bolina, ao largo, à popa) a prancha navega, ou AMURADA A BOMBORDO, ou AMURADA A ESTIBORDO, conforme o lado - BB ou EB, respectivamente - de onde recebe o vento.
Nem sempre, quando se altera o rumo, a prancha deixa de receber o ventodo mesmo bordo, pois a mareração pode consistir apenas em orçar ou em arribar e em afinar as velas em conformidade (caçar ao orçar e folgar ao arribar). Em muitos casos, contudo, da alteração do rumo resulta a prancha passar a oferecer ao vento o outro bordo, havendo pois MUDANÇA DE AMURAS.
A manobra de MUDAR DE AMURAS ou VIRAR DE BORDO tem, então de ser preparada e executada segundo um de dois caminhos, a saber:
VIRAR POR-DE-AVANTE, que consiste em orçar até aproar ao vento e continuar a giração, arribando, até aproar ao rumo desejado.
CAMBAR, que consiste em arribar até que a popa, passe pela linha do vento e continuar a giração, orçando, até aproar ao rumo desejado.

Conforme o ângulo que a Proa faz com a direcção do vento, assim se diz se o barco vai a uma bolina (cerrada ou folgada), com vento de través, a um largo, a um largo pela alheta de EB ou BB, ou a uma popa:

Todas as palavras a branco são os nomes das mareações
Orçar é o manobra que a embarcação faz para aproximar a Proa da direcção do vento (cor vermelha).
Arribar é o manobra que a embarcação faz para afastar a Proa da direcção do vento (cor verde).
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